***Campos Basket MVP 2009 em Preparação Cidades aderentes Portimão, Esposende e Figueira da Foz ...*** Myspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Fase Final da Sub-16 Masculinos


Disputa-se de sexta a domingo, no Pavilhão da PT, a fase final do Campeonato Distrital de Sub-16 Masculinos. Em prova vão estar os quatro primeiros classificados da fase anterior: PT (treinada por Rui Dengucho e Inês Lima), Ginásio (Carlos Barroso), Olivais/A (Jorge Almeida e João Paulo Mendes) e Académica (Daniel Sousa)
Calendário de Jogos

Sexta-feira, 1 de Fevereiro
Jogo 1. 20H00: PT-Académica
Jogo 2. 22H00: Ginásio-Olivais/A

Sábado, 2 de Fevereiro
15H30: Vencedor Jogo 1-Vencido Jogo 2
17H30: Vencedor Jogo 2-Vencido Jogo 1

Domingo, 3 de Fevereiro
15H00: Vencido Jogo 1-Vencido Jogo 2
17H00: Vencedor Jogo 1-Vencedor Jogo 2

Na primeira fase, verificaram-se os seguintes resultados nos confrontos entre os quatro finalistas:
Olivais/A 78-72
Ginásio
Académica 40-52 Olivais/A
Ginásio 44-65 PT
PT 66-23 Académica
Académica 41-58 Ginásio
PT 73-31 Olivais/A
Ginásio 59-38 Olivais/A
Olivais/A 87-48 Académica
PT 72-47 Ginásio
Académica 40-63 PT
Ginásio 55-50 Académica
Olivais/A 43-90 PT

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ginásio é campeão distrital

Parabéns malta fixe...
O Ginásio (na foto, de arquivo) renovou o título de campeão distrital de Sub-18 Masculinos! Na fase final disputada este fim-de-semana no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, a equipa comandada pelo treinador Valdemar Ferreira fez jus à superioridade já evidenciada ao longo da primeira fase e, com três vitórias sobre Académica, Olivais a PT, alcançou o primeiro lugar e o apuramento para o "Nacional". A PT classificou-se na segunda posição e garantiu a segunda vaga disponível para o Campeonato Nacional.
1.ª Jornada
Ginásio 58-46 Académica
PT 68-50 Olivais
2.ª Jornada
Ginásio 62-39 Olivais
PT 60-48 Académica
3.ª Jornada
Académica 61-60 Olivais
Ginásio 73-50 PT
in blog basket conimbricense

domingo, 27 de janeiro de 2008

Ginásio prepara Taça da Liga


Aperitivo para o que se vai passar nos quartos-de-final da XIX Taça da Liga, em Vagos, o Casino Figueira Ginásio bateu o CAB Madeira, por 83-78.O encontro foi jogado sob o signo do equilíbrio e teve inúmeras mudanças na liderança do marcador. No entanto, foram mais felizes os comandados por Sérgio Salvador, que somaram a sexta vitória na competição.Quando faltava cerca de um minuto para jogar e com o Ginásio a vencer por quatro pontos (76-72), João Reveles concretizou uma jogada de 1x1 e, após a reposição do CAB, roubou a bola para assistir Raheem Moss.O "fosso" passou para uns irrecuperáveis oito pontos (80-72) e os madeirenses limitaram-se reduzir para a diferença final de cinco pontos, o que se traduziu na segunda derrota consecutiva da formação insular.Brandon Voorhees (23 pontos) voltou a "assinar" uma excelente exibição, bem acompanhado por Nate Daniels (15 pontos), Thiago Labbate (10 pontos e 14 ressaltos) e pelo decisivo João Reveles (10 pontos).Pelo CAB, destaque para os portugueses João Manuel (16 pontos), José Costa (13 pontos) e Mário Jorge (10 pontos e 5 ressaltos), e para a estreia positiva do reforço Rob Summers (13 pontos e 7 ressaltos).

Selecção Distrital - Sub/16


Foram seleccionados para participar na 3ª. Acção da Selecção Distrital de Sub/16 Masculinos da ABC os atletas do Ginásio Figueirens: Gonçalo Madeira e Nuno Pereira, acção que decorre nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2008, no pavilhão dos Olivais e no dia 10 de Fevereiro de 2008, no pavilhão do Colégio Stº. Teotónio em Coimbra.

Vitória clara !


Os cadetes do Ginásio Figueirense averbaram no passado fim-de-semana na Lousã a sua 9ª vitória no campeonato e a ultima desta primeira fase do campeonato distrital, derrotando a Lousanense por 83-39. Depois de ter vencido a equipa da Lousã somente por 12 pontos de diferença no jogo da primeira volta, a nossa equipa estava avisada para as dificuldades que poderia vir a encontrar……mas, uma entrada em jogo perfeitamente demolidora, à base de contra-ataque e jogadas rápidas e uma bastante pressão defensiva, permitiu nos cavar uma vantagem confortável no marcador (38-7 era o resultado no final do primeiro período).Até ao final da partida a equipa nunca abrandou o ritmo, e foi continuamente avolumando o marcador. Foi uma exibição muito conseguida da nossa equipa, aproveitando da melhor forma a diferença de estatura e de qualidade dos seus jogadores.Pouco mais à dizer sobre um jogo que por mérito da equipa visitante não teve história. Realce para a comparência dos vários país que se disponibilizaram para esta deslocação, tendo a oferta sido grande. Agora sim a fase final é a próxima etapa, que esperamos por todos para nos ajudarem. Obrigado a todos pelo vosso apoio!

Jogaram pelo Ginásio: Sergio Gonçalves, Ricardo Madeira (10), Pedro Nunes, Gonçalo Madeira (4), Daniel Pires, André Oliveira (6), Ricardo Rosa (7), Ricardo Granada (4), Ruben Carvalho (14), André Rodrigues (4), Nuno Pereira (34).
Parciais: 1º 07-38, 2º 12-19, 3º 10-21, 4º 10-05.
Intervalo: 19-57
Final: 39-83

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008


VII Campus Calvão 2008
4 a 13 de Julho

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Técnico Espanhol e o Convite da Ovarense


Manuel Povea: «O maior projecto da minha carreira»
Manuel Povea é o novo treinador da Ovarense e apresenta-se na próxima quarta-feira. O técnico deixa o Lusitânia com saudade (sábado à noite teve direito a jantar de despedida) e não esconde a ambição do novo desafio. “Este é o maior projecto da minha carreira e naturalmente que foi com agrado que aceitei o convite de Arala Chaves [n.d.r.: presidente da Ovarense]”, comenta o treinador espanhol.Sobre a transferência para o clube de Ovar, Manuel Povea refere que o processo foi tratado com a “atitude própria de cavalheiros”, reforçando que o namoro antigo dos vareiros ganhou toda a consistência com a saída de Luís Magalhães para Angola.Saudades“Parto com saudades da ilha Terceira, mas também tenho a consciência de que a equipa ficará bem entregue. Apesar das dificuldades financeiras, o Lusitânia tem agora o rumo certo com o regresso do director António Ortins”, diz Manuel Povea, recordando os tempos difíceis na sua ex-equipa, em que foi forçado a ter de se empenhar noutros papéis para a sobrevivência da colectividade açoriana na Liga Profissional.Sobre a nova experiência, o técnico espanhol sustenta que vai encontrar uma equipa “bem estruturada”, ainda que o plantel não tenha sido formado por si. “Compete-me continuar a trilhar os êxitos da Ovarense e assumir o tri, sem esquecer as restantes competições”, salienta.

F.C,Porto - Ginásio 73 - 68

Inspirados por Figueiredo
Três minutos e meio de alta tensão, vincados por momentos de extrema eficácia portista, desfizeram a igualdade a 63 pontos imposta por um triplo de Raheem Moss e asseguraram a décima vitória dos Dragões na Liga, depois de uma fase final de partida a roçar a perfeição. Apesar de períodos de inesperada oscilação, especialmente gerados pela rotação do plantel, acrescentando-lhe minutos de utilização e testando alternativas, a equipa de Alberto Babo, pressionada pela igualdade súbita, respondeu com apuro e requinte ao «tiro» de Moss, construindo, sem o menor sinal de fraqueza, um parcial de 10-2, que distinguiu a eficácia ofensiva de Augusto Sobrinho, João Figueiredo e Frederick Gentry, enquanto Julian Terrel somava desarmes de lançamento e Paulo Cunha coleccionada ressaltos, em particular junto à tabela defensiva, atingindo a dezena. João Figueiredo, MVP da partida, foi o principal elemento de inspiração da equipa portista, conduzindo-a nos seus movimentos mais arrojados durante a conversão de 17 pontos e a execução de seis das dez assistências realizadas por jogadores de azul e branco. Autor de 19 pontos, partilhando com o ginasista Nate Daniels a condição de melhor marcador, Nuno Marçal desempenhou papel de igual preponderância, ficando a meio ponto de eficiência do desempenho do base português dos Dragões.

FICHA DE JOGO
F.C. PORTO FERPINTA 73: Paulo Cunha (6), Julian Terrel (11), João Figueiredo (17), Frederick Gentry (10) e Nuno Marçal (19); Toree Morris (4), Augusto Sobrinho (6), Brandon Payton (-), Jorge Sing (-)
GINÁSIO 68: Nate Daniels (19), Thiago Labbate (2), Brandon Voorhees (8), Raheem Moss (15) e João Reveles (4); Nuno Sousa (2), Mário Gonçalves (9), Sérgio Correia (6)
Ao intervalo: 32-31
Por períodos: 22-15, 10-16, 22-17, 19-17
Resultado final: 75-68

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Queremos melhorar...


Queremos aqui lançar um repto em relação a estas questões que aqui lhe colocamos.
Deixe-nos a sua opinião no item de comentários.
1. Quais as necessidades dos clubes.
2. Quais as necessidades dos árbitros
3. Quais as necessidades dos jogadores .

Ajude-nos a melhorar os nosso basquetebol.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Campeonato Distrital


Campeonato Distrital de Sub/16



Ginásio 77 x 39 Olivais "B"


Partimos para a penúltima jornada da 1ª. fase do campeonato distrital de cadetes faltando apenas realizar este jogo com o "OLivais B" e no próximo fim-de-semana a nossa deslocação á Lousã para jogar com a equipa local .Entramos para este jogo um pouco displicentes o que se veio a registar no resultado verificado no final na 1ª parte (35-24), para o valor das duas equipas justificava-se algo mais, defendendo com alguma qualidade (dentro das regras), realizando algumas saídas contra-ataque com qualidade e criando várias situações de fácil concretização, tudo isto junto justificava-se um resultado mais dilatado. Na 2ª parte estivemos penso eu excelentes, assentes numa grande rotatividade de jogadores, visto termos que realizar um outro jogo da parte da tarde, conseguindo aumentar ainda mais a nossa vantagem no marcador, sofrendo apenas nesta 2ª. parte quinze pontos e um excelente terceiro período onde apenas o Olivais nos conseguiu apenas marcar dois pontos, este resultado podia ser ainda mais dilatada, não fossem alguns cestos fáceis que falhamos. Temos que estar mais concentrados no futuro para que momento da finalização lançamento fáceis não falharmos.
Jogaram pelo Ginásio:
Sérgio Gonçalves, Ricardo Madeira (8), Pedro Nunes (3), Gonçalo Madeira (4), Leandro Vieira (4), Diogo Boeiro (7), Ricardo Rosa (23), Bernardo Godinho (2), Ruben Carvalho (12), André Rodrigues, Nuno Pereira (12), João Gonçalo (2).
Parciais:18-12, 2º 17-12, 3º 25-02, 4º 17-13Intervalo: 35-24
Final: 77-39

Jogo de Treino
Ginásio 88 I.E. Juncal 42

Para que o dia encerrasse em beleza, a nossa equipa de venceu este jogo de treino com o I.E. Juncal por 88-42.Assistiu-se a um jogo de treino com alguma qualidade tendo em vista que a nossa equipa estava a realizar o seu segundo jogo no mesmo dia, este jogo tinha como motivo da sua realização a utilização dos jogadores até aqui menos utilizados e afinar alguns pontos para a fase final do campeonato. O jogo começou a ganhar mais qualidade a partir do 2º período, quando as equipas começaram a assentar o seu jogo, e a jogar com mais tranquilidade e velocidade.Verifica-se que a nossa equipa é mais equilibrada, dando ao treinador muito mais soluções em todos os capítulos do jogo e assim poder utilizar todos os seus jogadores convocados, o que no total o treinador aproveitou para utilizar quatorze atletas, todos os disponíveis neste fim-de-semana. Neste jogo todos os periodos os resultados foram muito iguais marcando cerca de vinte e dois pontos por periodo e sofrendo cerca de dez pontos por periodo, na segunda parte a equipa do Juncal a nosso pedido defendeu zona 2x1x2 a nosso pedido para prepararmos o futuro das competições que aí vêem a que a nossa equipa reagiu relativamente bem e com alguma qualidade.
Jogaram pelo Ginásio:
Sergio Gonçalves, Ricardo Madeira (2), Pedro Nunes (8), Gonçalo Madeira (2), Daniel Pires (2), Diogo Boeiro (8), Ricardo Rosa (14), Ricardo Granada (7), Ruben Carvalho (16), André Rodrigues (4), Nuno Pereira (23), João Gonçalo (2), Leandro Vieira, Bernardo Godinho.
Parciais:23-16, 2º 22-09, 3º 21-08, 4º 22-09
Intervalo: 45-25
Final: 88-42

Fase Final Sub/18

A Associação de Basquetebol de Coimbra divulgou o calendário de jogos da fase final do Campeonato Distrital de Sub-18 Masculinos, que se disputa nos dias 25, 26 e 27 deste mês, respectivamente no Pavilhão Galamba Marques (Figueira da Foz).

Sub-18 Masculinos
Sexta-feira, 25 de Janeiro
1. Ginásio-Académica (20H00)
2. PT-Olivais (22H00)
Sábado, 26 de Janeiro
Vencedor Jogo 1-Vencido Jogo 2 (15H30)
Vencedor Jogo 2-Vencido Jogo 1 (17H30)
Domingo, 27 de Janeiro
Vencido Jogo 1-Vencido Jogo 2 (15H30)
Vencedor Jogo 1-Vencedor Jogo 2 (17H30)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Iniciados "B"


Gináso vence em "Iniciados B"

A equipa de Iniciados B do Ginásio Figueirense, deslocou-se no passado dmingo a Coimbra para defrontar a equipa do Olivais e no final acabaria por vencer o referido jogo por 43-55.

Grande Sergio Parabéns...


Ovarense bate Ginásio sem problemas

VITÓRIA (81-65) TRANQUILA NA 11.ª JORNADA

A Ovarense levou a melhor sobre o Ginásio por 81-65, no jogo disputado no passado sábado em Montemor-o-Velho que opôs as duas equipas com a melhor série de vitórias na Liga Profissional. Os bicampeões nacionais não deixaram créditos em mãos alheias e venceram com vantagem confortável, segurando o primeiro lugar da classificação.No outro jogo disputado esta tarde, o Barreirense recebeu e venceu o Lusitânia por 74-70.
Resultados:
Ginásio - Ovarense, 65-81
Barreirense - Lusitânia, 74-70
-----------------------------------------
Ovarense vence Ginásio
A Ovarense não deu qualquer hipótese na visita ao Ginásio e venceu por 81-65 na 11.ª jornada da Liga, mantendo a liderança da classificação apenas com uma derrota.Uma entrada de leão, com um parcial de 27-14, os campeões nacionais construíram o triunfo sem problemas, contando com os bons desempenhos de Ben Reed (19 pontos e 10 ressaltos), Gregory Stempin (17 pontos e 10 ressaltos), Graham Brown (15 pontos) e Miguel Miranda (13).No outro encontro do dia, o Barreirense recebeu e venceu o Lusitânia, por 74-70, mas não conseguiu deixar o último lugar da tabela, pois somou apenas a 2.ª vitória da temporada.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Parabéns a nossa Seccionista...


Jogos Fim-de-semana


quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sampaio de Gramaços 03-01-08


Á claque da Manta o nosso obrigado...

Campeonato Distrital Sub/16


Sampaense 41 Ginásio 72
O Ginásio deslocou-se no passado fim-de-semana a Sampaio de Gramaços onde foi vencer a equipa local "Sampaense", numa partida relativa à 10ª Jornada do Campeonato Distrital de Cadetes da Associação de Basquetebol de Coimbra. A equipa entrou bem no jogo, mais esclarecida, dominando a partida através duma defesa coesa e duma boa concentração ofensiva. No final do 1º período o resultado era de 06-18 a nosso favor. O 2º período, foi o mais equilibrado e também o menos bem jogado de toda a partida, com sucessivas perdas de bola e menor eficácia ofensiva. No final do mesmo (12-20) o que ao intervalo o resultado já traduzia uma margem bastante boa, para que o treinador fize-se algumas trocas de jogadores, 18-38. A 2ª parte trouxe, de novo, mais domínio da nossa parte, com a nossa equipa a sentir dificuldades algo diferentes visto a equipa adversária alterar a sua defesa passando a defender zona o que a nossa equipa correspondeu da melhor forma e aliada a uma pressão campo inteiro acabamos por registar um resultado mais desnivelado do que nos periodos anteriores (06-16). Resultado final 41-72. Vitória justa da nossa parte, num jogo nem sempre bem jogado, mas no qual a postura, entrega e objectividade dos nossos atletas foram importantes para levar de vencida a formação do Sampaense que também muito batalhou mas nunca conseguiu demonstrar capacidade para vencer o jogo.
Jogaram pelo Ginásio:
Ricardo Granada, Ricardo Madeira, Pedro Nunes (3), Gonçalo Madeira (4), Daniel Pires (5), André Oliveira (2), Ricardo Rosa (11), Diogo Boeiro (6), Ruben Carvalho (13), André Rodrigues, Nuno Pereira (24), Leandro Vieira (4).
Parciais: 1º 06-18, 2º 12-20, 3º 06-16, 4º 17-18
Intervalo: 18-38
Final: 41-72

domingo, 6 de janeiro de 2008

Ginásio ganha no Barreiro


O Casino Figueira Ginásio subiu, ainda que de forma provisória, ao terceiro posto da classificação da Liga, ao vencer na deslocação ao terreno do Barreirense, por 76-92.Num jogo marcado pelo regresso à competição do poste figueirense Thiago Labbate, o clube da Figueira da Foz voltou a beneficiar do excelente momento de forma do extremo/poste Brandon Voorhees, recém-eleito MVP de Dezembro, e do base português João Reveles.O Barreirense procurava a segunda vitória na presente edição da Liga, mas o surpreendente Casino Figueira Ginásio foi mais forte na partida do Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, triunfando por 76-92.Três triplos consecutivos de Deforrest Riley-Smith colocaram os visitados na frente do marcador, por 9-2, vantagem que os comandados por António Paulo Ferreira conseguiram manter até meio do período inaugural.Na concretização de um contra-ataque, o extremo Nate Daniels consumou a reviravolta no resultado (13-14) e, a partir daí, o Ginásio nunca mais esteve em posição de desvantagem no encontro que abriu a jornada.Os parciais de 19-27 e 13-25 nos segundo e terceiro períodos "cavaram" um fosso de 26 pontos irrecuperável para o Barreirense, que ainda esboçou uma ligeira recuperação no último bloco de dez minutos (28-18).Nate Daniels (22 pontos) foi o melhor marcador do Ginásio, mas a equipa foi, mais uma vez, liderada por João Reveles (20 pontos, 7 ressaltos e 5 roubos de bola) e Brandon Voorhees (19 pontos e 9 ressaltos).Destaque, ainda, para as exibições positivas de Thiago Labbate (14 pontos e 6 ressaltos), completamente recuperado da lesão no ombro que o afastou por algumas jornadas, e de Raheem Moss (10 pontos).No Barreirense, E.J. Drayton (25 pontos e 7 ressaltos) saiu do banco de suplentes para "assinar" a melhor prestação do conjunto, secundado por Deforrest Riley-Smith (19 pontos) e João Santos (12 pontos).Com este resultado, o Ginásio assume provisoriamente a terceira posição da tabela classificativa, com cinco triunfos e cinco derrotas, enquanto o Barreirense continua no oitavo lugar, com uma vitória e nove derrotas.
http://www.lcb.pt/ligauzo/ficha_liga.php?jogo=40&casa=6&fora=12

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Voorhees, o MVP de Dezembro

NORTE-AMERICANO DO GINÁSIO
A contratação do extremo/poste norte-americano Brandon Voorhees pelo Ginásio, acabou por se revelar decisiva para a equipa da Figueira da Foz. Na verdade, as exibições de Voorhees no último mês de 2007 valeu-lhe o título de MVP de Dezembro – médias de 27 pontos, 6,3 ressaltos, 3 assistências e 2 desarmes de lançamento – e ajudou o Ginásio a somar três triunfos nesse período.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Campeonato Distrital


quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ginásio superou o Vagos por 96-86

O Ginásio venceu o Vagos por 95-86, liderado por Brandon Voorhees, autor de 32 pontos, ajudado por Raheem Moss, que assinou 20 pontos. Pedro Nuno foi o elemento em maior destaque no Vagos, terminando a partida com a marca de 28 pontos e oito assistências. Brandon Voorhees (32 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências) "arrisca-se" a repetir a distinção de MVP da jornada, mas o Ginásio contou, também, com as boas prestações de João Reveles (23 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências), Raheem Moss (20 pontos) e Nate Daniels (14 pontos e 5 ressaltos).No Vagos, destaque para os lusos Pedro Nuno (28 pontos e 8 assistências) e Tiago Barreiro (14 pontos, 9 assistências e 5 ressaltos), para os norte-americanos Tyrone Levett (16 pontos e 6 ressaltos) e Ricardo Hill (12 pontos e 6 ressaltos), e para o regresso de Matt Nover (12 pontos e 5 ressaltos).

Anual - Presenças


Pontos - Jogos




Presenças - Dezembro