***Campos Basket MVP 2009 em Preparação Cidades aderentes Portimão, Esposende e Figueira da Foz ...*** Myspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Campus Calvão 2008

Ultimas Fotos actividades...



Grande, Grande, Grande...


CAMPOS MVP
Para quem pensa que o Basket se resume apenas a uma época de nove meses, a insistência de vários Campus de Basket organizados por todo o país vêm confirmar o contrário. Alguns deles já com largos anos de existência e outros mais recentes, chegada a altura da sua realização as suas listas de espera são por vezes maiores do que o seu número fixo de inscrições. Penso que Portugal a este nível (Campus de Basket), também já se pode ombrear com as boas organizações que se vão realizando por toda a Europa mais concretamente á nossa vizinha Espanha. A realização destes Campus passa essencialmente por organizações quer de Associações quer por alguns clubes que dentro dos seus quadros técnicos já consegue realizar excelentes eventos e com muita qualidade. Dada a minha experiência penso que em Portugal á já dois Campus que devem ser realçados como excelentes organizações:
- Campus Calvão
- Campos MVP
- Campus Porriño (Vigo)
O campo MVP do Norte vai ter inicio no próximo dia 17 de Agosto e têm como objectivo trazer uma componente técnica, táctica e competitiva a uma época do ano onde o basquetebol não tem expressão, ou seja, a época do verão. Acreditando num pressuposto que equipas formam-se durante a época competitiva (onde se disputam os campeonatos) mas os atletas tornam-se jogadores na “off season” (parte do ano onde as equipas não treinam) os Campos MVP apresentam uma forma nova de abordar o basquetebol, dando aos atletas participantes não só uma experiência única como durante cada campo um sentido de competitividade que os irá levar para o próximo nível! Durante 15 dias, duração do campo, cada atleta ira sentir-se um “profissional da modalidade”, vivendo apenas para o basquetebol, com horários rigorosos, alimentação segundo um nutricionista, aulas teóricas das regras do jogo e comportamento fora e dentro do campo e a disciplina necessária para fazê-lo crescer não só como jogador mas especialmente como ser humano. Pretendemos não só melhorar o seu aspecto técnico, táctico e físico como dar-lhe as ferramentas necessárias para que ele aborde tanto a modalidade como o seu dia a dia com mais concentração, auto-disciplina e motivação de modo a que possa contribuir mais como pessoa tanto no ambiente familiar, escolar ou na sua contribuição para a sociedade.

sábado, 26 de julho de 2008

EuropeuSub-18


Portugal perde na estreia
DERROTA COM INGLATERRA (69-82)

A Selecção Nacional de basquetebol de sub-18 perdeu esta tarde na estreia frente à Inglaterra por 69-82, em jogo a contar para a Divisão B do Europeu.André Pereira foi o principal destaque da selecção de Álvaro Amiel ao conseguir 17 pontos e 8 ressaltos.Roménia, Polónia e Bielorrússia são as outras equipas do grupo de Portugal. O próximo jogo é contra a Bielorrússia e disputa-se amanhã.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sacramento vence sexto jogo seguido


EQUIPA DE TICHA PENICHEIRO EM ALTA NA WNBA
Ao derrotar, em casa, Phoenix, por 83-74, as Monarchs de Sacramento somaram o sexto triunfo consecutivo na Liga Profissional Norte-americana de basquetebol profissional (WNBA), mantendo um posto entre os quatro primeiros colocados da Conferência Oeste, os que permitem o acesso ao "playoff".

A base portuguesa Ticha Penicheiro não esteve em jornada de grande inspiração, tendo falhado todos os 8 lançamentos de campo que tentou. Ainda assim, com 10 pontos (15-10 em lances-livres), 5 assistências, duas bolas recuperadas e 1 ressalto acabou por ajudar a mais um importante sucesso da formação californiana que, depois de uma fraca entrada na temporada, vive agora período de enorme fulgor.

terça-feira, 22 de julho de 2008

ALTERAÇÃO ÁS REGRAS OFICIAIS DEPOIS DOS JOGOS OLÍMPICOS


O Comité Central da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), seu organismo máximo, reuniu-se nos dias 25 e 26 de Abril para aprovar algumas modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol, seguindo recomendações da Comissão Técnica da FIBA (um grupo de especialistas que lidam com as regras da modalidade). As decisões tomadas pelo Comité Central marcam a tentativa de unificação futura das diferentes regras existentes, visando uma regulamentação única para o basquetebol em todo o mundo. Confira-se abaixo o resumo de todas as alterações aprovadas, que inclui modificações históricas como a extensão da linha de três pontos (em vigor desde 1984) e a mudança no formato trapezoidal da área restritiva para rectangular (em vigor desde os anos 50).

Regras Oficiais de Basquetebol 2008:

Todas as alterações abaixo apresentadas entram em vigor a partir de 01 de Outubro de 2008, ouseja, após os Jogos Olímpicos de Pequim.

. Art. 4.3 Equipamentos
Deixa de ser permitido o eventual uso de t-shirts por baixo da camisola oficial de jogo.

. Art. 25.2.3 Jogador que cai no chão
É uma jogada legal quando um jogador, que segura a bola, cai e desliza no chão.

. Art. 28.1.3 Bola passada para a zona de ataque
A bola passa para a zona de ataque de uma equipa quando, durante o drible da defesa para o ataque, ambos os pés do driblador e a bola estão em contacto com a zona de ataque.

. Art. 30.1.2 Regresso da bola à zona de defesa
Não será mais violação se um jogador, saltando da sua zona de ataque, estabelecer uma nova posse de bola para sua equipa enquanto ainda estiver no ar e cair então na zona de defesa da sua equipa.

. Art. 31 Interferência e intervenção ilegal
Se um jogador tocar a bola, tendo passado a mão ou o braço através do cesto de baixo para cima, é uma intervenção ilegal (e não uma simples violação), com todas as consequências aplicáveis pela regra.

. Art. 36.1.4 Falta antidesportiva
Se um jogador defensor provocar contacto com um adversário por detrás ou lateralmente, numa tentativa de parar um contra?ataque e for o último defensor entre o atacante e o cesto, então o contacto deverá ser julgado como antidesportivo.

. Art. 38.3.1 Falta técnica
Uma falta técnica poderá ser sancionada contra um jogador por rotação excessiva dos seus cotovelos (sem que ocorra contacto).

. Regras Oficiais de Basquetebol 2010:
As alterações abaixo mencionadas entrarão em efeito como segue:
Para competições de alto nível - Nível 1 - (principais competições oficiais da FIBA: Torneios Olímpicos, Campeonatos Mundiais Masculinos e Femininos, Campeonatos Mundiais Sub?19 e Sub?17 Masculinos e Femininos e Campeonatos Continentais Masculinos e Femininos): a partir de 01 de Outubro de 2010, isto é, após os Campeonatos Mundiais da FIBA em 2010. o Para as competições de nível médio - Nível 2 - (todas as demais competições oficiais da FIBA, bem como as competições de alto nível das federações nacionais): a partir de 01 de Outubro de 2012, ou seja, após os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

. Art. 2.2.3 Linhas de lance-livre e áreas restritivas
As áreas restritivas serão áreas rectangulares marcadas no campo de jogo. A área restritiva (três segundos) deverá ser um rectângulo (não mais um trapézio)

. Art.2.2.4 Área de três pontos
A distância da linha de três pontos será de 6,75 m (e não os actuais 6,25 m).

. Art.2.2.6 Linhas para reposição lateral
As duas pequenas linhas deverão ser marcadas fora do campo, no lado oposto ao da mesa dos oficiais e das áreas de banco, com o seu bordo mais distante afastado 8,325 m do bordo interior da linha final; por outras palavras, alinhadas com o topo da linha de três pontos. Durante os últimos dois minutos do jogo e de período suplementar, a seguir a um desconto de tempo concedido à equipa que tenha o direito a uma reposição de bola na sua zona de defesa, a reposição de bola subsequente será realizada do lado oposto ao da mesa dos oficiais, da "linha de reposição lateral" e não, como agora, no prolongamento da linha central.

. Art.2.2.7 Semicírculos de não carga
Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados no campo de jogo, sob os cestos, com o seu bordo interno a 1,25 m do ponto central do cesto (no piso). Uma falta ofensiva por carga nunca deverá ser assinalada caso o contacto do atacante ocorra com o defensor que permaneça dentro do semicírculo de não carga.

. Art. 29 Vinte e quatro segundos
Se a reposição for efectuada na zona de defesa, se determinado pelas regras respectivas, o aparelho de 24 segundos deverá ser retomado aos 24 segundos. Se a reposição for efectuada na zona de ataque, se determinado pelas regras respectivas, o aparelho de 24 segundos deverá ser retomado como se segue:

- Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é parado, o aparelho de 24 segundos não deverá ser mexido e permanecerá o mesmo tempo.

- Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é parado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Campus Calvão 2008 - A nossa Delegação

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ticha continua em grande forma

SACRAMENTO VENCE WASHINGTON (87-81) COM 17 PONTOS DA BASE LUSA


Ticha Penicheiro voltou a ser decisiva em mais um triunfo das Sacramento Monarchs, diante Washington (87-81), na Liga Profissional Norte-americana de basquetebol feminino (WNBA).Confirmando o excelente momento de forma que atravessa, a base portuguesa somou 17 pontos (melhor pontuadora da sua equipa, com 7-5 em lançamentos de campo e 8-7 da linha de lance-livre), 8 assistências, 4 ressaltos e 3 bolas recuperadas em 29.23 minutos de utilização.Para além de liderar o ataque da formação californiana - que apresenta 8 vitórias e outras tantas derrotas na temporada -, a jogadora da Figueira da Foz foi determinante nos últimos instantes do embate, marcando os pontos que o seu conjunto necessitava para segurar o triunfo.