***Campos Basket MVP 2009 em Preparação Cidades aderentes Portimão, Esposende e Figueira da Foz ...*** Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A primeira de muitas



Depois de 1 derrota e de uma semana de treinos menos boa por falta de atletas (média de 8 atletas por treino), domingo deslocamo-nos a Coimbra ao Pavilhão Dolce Vita para a 4ª jornada do Campeonato Distrital . 1ª parte do jogo muito má principalmente no ataque onde cometemos erros que não devem ser normais na nossa equipa que aspira a lago mais que a equipa da Académica na defesa estimos em alguns períodos num bom nível alternando defesa hxh com defesa press todo campo com algum sucesso. No fim da 1ª parte venciamos por onze pontos. Ao intervalo tentamos corrigir os aspectos menos consegidos até então e aí a diferença no marcador fugiu para os vinte pontos. No terceiro período subiram os niveis de confiança, colocando mais agressividade defensiva e com melhores indices de concretização chegamos inclusivé no 4º período com uma vantagem de 25 pontos, a partir daí no 4º. periodo foi mais uma questão de gerir o resultado e dar alguns minutos aos jogadores menos utilizados para que todos tenham algum ritmo de jogo para em situações mais complicadas não estarmos dependentes apenas de cinco jogadores.
Arbitragem com alguns problemas em conseguir controlar o jogo visto que apenas um arbitro a dirigir este jogo o que torna o seu trabalho muito dificil e complicado para este escalão , que já requer alguma concentração, mas no final pelo seu esforço damos uma nota positiva...

Parciais: 10-06;18 -11;19-05;11-19
Intervalo: 28-17
Final: Académica 41 - Ginásio 58
Ficha de Jogo: Ricardo Granada, Ricardo Madeira, Gonçalo Madeira (7), André Oliveira (2), Daniel Pires, Ricardo Rosa (1), Gonçalo Argel (15), Ruben Carvalho (9), André Rodrigues, Nuno Pereira (19), João Gonçalo (5).

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Gentry com regresso feliz à Figueira



Depois de uma temporada ao serviço dos angolanos do Petro de Luanda, Frederick Gentry voltou à Figueira da Foz, mas, desta vez, para defender as cores do FC Porto Ferpinta. O regresso não podia ter sido melhor, uma vez que os "dragões" venceram o Casino Figueira Ginásio e o norte-americano sagrou-se MVP da 2ª jornada, ao somar 22 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e, ainda, 1 desarme de lançamento, para uma eficiência de 29.5 valores.
Confira o "cinco" ideal da 2ª jornada
AQUI.


domingo, 28 de outubro de 2007

Química precisa-se para os dois lados


Atípico no conteúdo, paradoxalmente típico na forma. O FC Porto foi à Figueira da Foz vencer o Ginásio, por 66-78, num jogo esquisito, mas ao mesmo tempo característico de início de época. Os tubos de ensaio de Alberto Babo, treinador dos dragões, e do seu homólogo do Ginásio, Sérgio salvador, desesperam por química entre os jogadores dos respectivos plantéis, onde figuram jogadores com apenas uma semana de trabalho com os restantes colegas de equipa. E se a primeira parte mostrou um FC Porto forte desde o minuto inicial e especialmente concretizador da linha de três pontos, o segundo tempo deixou claro que não se deve tirar conclusões por antecipação. Aí, o Ginásio apareceu com vontade de ser desmancha prazeres, aproveitando muito bem a rotação dos dragões. Justin Burns e Raheem Moss faziam acreditar que era possível a vitória, levando o Ginásio até aos quatro pontos de diferença, 63-67, com pouco mais de um minuto para o fim. Mas o sonho acabava por terminar com 57 segundos no marcador, altura em que Nuno Marçal sacou da cartola um enorme triplo, seguido de quatro pontos consecutivos de Paulo Cunha. Justa a vitória portista, brava a oposição ginasta.
Ginásio 66 - FC Porto 78
João Reveles 8 Demaio Eddins 2 Raheem Moss 16 Justin Burns 22 Thiago Labbate 10 Mário Gonçalves 4 Nuno Sousa - Sérgio Correia 4 José Ribeiro nj Bento Cardoso nj Marco Rosa nj
3 João Figueiredo 14 Paulo Cunha 24 Nuno Marçal 22 Frederick Gentry 4 Toree Morris - Jorge Sing 2 Julian Terrell 6 Terrence Johnson 3 Augusto Sobrinho nj Fábio Fernandes nj João Diamantino

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Entrevista de Carlos Barroso ao Semanário Desportivo do Centro


Carlos Barroso estagiou em quatro cidades espanholas
“Não há ninguém que saiba tudo”

No espaço de um mês, Carlos Barroso rumou duas vezes a Espanha para estagiar em clubes de Vigo, Vitória, Bilbau e Valladolid. A valorização como treinador é o principal objectivo.A primeira etapa do “estágio” de Carlos Barroso em terras espanholas aconteceu em meados do mês passado. Em Vigo, onde tem bastantes conhecimentos, o técnico figueirense teve contacto directo com o trabalho que se faz em vários clubes da região, nomeadamente no Porriño Basket através dos treinadores Janaro e Dário Mendez. Mais recentemente, igualmente em Espanha, Barroso esteve em Vitória, Bilbau e Valladolid para trocar experiências com clubes destas cidades, com especial incidência ao nível do treino mas também da organização de campus de férias, promoção e marketing na preparação de jogos e outros eventos.Em conversa com o Semanário Desportivo do Centro, Carlos Barroso explica que “há anos que tenho alguns conhecimentos em Espanha, nomeadamente em Vigo, e através desses contactos fui conhecendo outras pessoas que me abrem algumas portas que aproveito para me enriquecer ao nível do trabalho e de outros aspectos em que nós ainda estamos um pouco parados no tempo”. Especificando a distância que nos separa dos vizinhos espanhóis, o treinador do Ginásio frisa que “o treino não está muito longe e não foge muito àquilo que nós exigimos, se calhar com mais intensidade. As condições é que são outras. Nós aqui treinamos em duas tabelas e eles têm quatro ou cinco. Fazem quatro treinos semanais, por vezes cinco, no mínimo duas horas de treino, e há zonas onde treinam ao ar livre, aproveitando todas as condições que têm. E têm sempre mais do que um treinador nos treinos, enquanto em Portugal ainda é frequente haver só um”. Outras diferenças existem “sobretudo na forma como publicitam o espectáculo, como o divulgam e apresentam. No próprio jogo, a forma como os espectadores são enquadrados dentro do pavilhão é totalmente diferente. Por exemplo, uma equipa da LEB, que equivale à nossa Proliga, tem médias de oito/nove mil pessoas. Vê-se que há um grande investimento, de milhares de contos, na promoção do jogo e do espectáculo. O basquete em Espanha está em voga e se calhar, actualmente, é mesmo o desporto-rei aproveitando o que de bom a selecção espanhola tem feito”. Estabelecendo um paralelo com o nosso país, Carlos Barroso lembra que “a nossa selecção também fez um brilharete” e que agora “se soubermos vender esse produto talvez nos aproximemos um pouco do que se faz em Espanha”.A concluir, Carlos Barroso realça a importância da manutenção de contactos entre os diversos treinadores: “Só temos a ganhar falando uns com os outros. Não há ninguém que saiba tudo. Uns sabem uma parte, outros sabem outra e só falando é que todos nos enriquecemos. Mas este espírito tem de partir dos próprios treinadores porque isto também tem alguns custos e cada um terá de suportar os seus”.

Boas condições

Este ano, no Ginásio Figueirense, Carlos Barroso está à frente da equipa de Cadetes Masculinos: “É um grupo que conheço bem, uma vez que acompanho a maioria dos jogadores há quatro anos. Gosto de trabalhar com este atletas e com as pessoas ligadas à equipa e vamos tentar fazer o melhor possível. Não será muito fácil atingir aquilo que queremos, o apuramento para o ‘Nacional’, mas vamos lutar por isso. Só há uma vaga para três candidatos”. Perguntámos se o que aprendeu em Espanha poderá aplicar-se ao trabalho que faz com a equipa. Resposta pronta: “Sim. Em questão de treino não me posso queixar das condições, uma vez que temos duas vezes por semana um pavilhão com oito tabelas, o que é excelente. Aí posso de facto utilizar muito daquilo que aprendi, pois uma coisa que eles têm é que o treino nunca é parado, há sempre movimento e competição. E nesse aspecto o que aprendi pode aplicar-se muito às condições de trabalho que tenho”.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ginásio perde em Ovar


Ginásio entra a perder na temporada 2007/08. Os vareiros "esmagaram" o Ginásio, por 90-62. No fecho da jornada inaugural da 13ª edição da Liga profissional, a Ovarense não deixa os "créditos por mãos alheias", vencendo o Ginásio. Em Ovar, no Pavilhão João Gonçalves, os bicampeões nacionais "cilindraram" o Ginásio, que apenas teve forças para manter o equilíbrio ao longo do primeiro período do encontro. Liderados por Greg Stempin (28 pontos e 5 ressaltos) e Cordell Henry (15 pontos e 5 assistências), os vareiros contaram também com o contributo do reforço Graham Brown (15 pontos). No entanto, o técnico Luís Magalhães viu o extremo Ben Reed lesionar-se num ombro, o que deve deixar o atleta norte-americano de fora dos campos durante duas semanas.
Na formação da Figueira da Foz, Thiago Labbate (11 pontos e 7 ressaltos) e Mário Gonçalves (11 pontos e 5 ressaltos) estiveram em bom plano, tal como os mais recentes reforços Raheem Moss (11 pontos) e Demario Eddins (9 pontos).

domingo, 21 de outubro de 2007

Vitória forasteiras


Barreirense CAB Madeira garantiram ontem duas importantes vitórias forasteiras, conseguidas na primeira jornada da Liga profissional. A equipa do Barreiro foi até ao Açores derrotar o Lusitânia, ainda em clara fase de construção da equipa, desde logo, devido aos problemas que afectaram o clube, atrasando a elaboração do plantel de Manuel Povea. O trio americano do Barreirenase, Shawn Hopes, Deforrest smith e E.J Drayton, foi o principal responsável pela vitória ada sua equipa. Em Belém, os homens da casa foram surpreendidos pelos madeirenses do CAB. Os reforços José Costa e João Manuel foram os elementos nacionais mais interventivos, 17 e 19 pontos marcados, respectivamente, enquanto Douglas Scott também ajudou à festa com 21 preciosos pontos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Será Verdade...

CNB1 e centros de Alto Rendimento

"A federação alterou regulamentos e disputa de campeonatos, sem consultar os clubes, como é o caso da CNB1, onde a nossa equipa se ficar em primeiro fica impedida de lutar pelo campeonato.Gostaria ainda de perceber a relação custo/resultados dos centros de alto rendimento, que só servem para algumas pessoas viverem deles. Os resultados desportivos são zero, logo não seria muito mais inteligente canalizar esse dinheiro para os clubes que realmente fazem formação, como é o caso do Vasco da Gama, Salesianos, Académico, Algés ou Atlético ."
Fernando Assunção Director Geral do Fc. Porto
"Jogo" 18.10.07

Campeonato Distrital Sub/16 - Masculino 1ª. fase

Olivais A - Ginásio Figueirense - 05/10/07 - 15.00h - A. Correia
Ginásio Figueirense - Telecom Coimbra - 14/10/07 - 16.00h - G. Marques
Académica - Ginásio Figueirense - 28/10/07 - 11.30h - Multidesportos
Ginásio Figueirense - Sampaense Basket - 04/11/07 - 11.30h - G. Marques
Olivais B - Ginásio Figueirense - 11/11/07 - 11.30h - A. Correia
Ginásio Figueirense - Lousanense - 18/11/07 - 17.30h - G. Marques
Ginásio Figueirense - Olivais A - 02/12/07 - 11.30h - G. Marques
Telecom Coimbra - Ginásio Figueirense - 09/10/07 - 16.00 - PTelecom
Ginásio Figueirense - Académica - 16/12/07 - 16.00h - G. Marques
Sampaense Basket - Ginásio Figueirense - 05/01/08 - 16.00h - S. Marques
Ginásio Figueirense - Olivais B - 13/01/08 - 10.00h - G. Marques
Lousanense - Ginásio Figueirense - 20/01/08 - 11.30 - M. Lousã

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ginásio equipa para a liga apresentada

A quatro dias do início da Liga UZO, a equipa profissional do Ginásio apresentou-se à comunicação social. O palco foi o Casino da Figueira, principal patrocinador da equipa e parceiro fundamental para que o clube mais eclético da cidade continue entre a elite do basquetebol nacional. Se no futebol se costuma falar em pontapé de saída, como estamos no âmbito do basquetebol, podemos dizer que foi formalmente lançada a bola ao ar da época 2007/08 do Casino da Figueira Ginásio. O clube que desde 1995 faz parte dos quadros da Liga Profissional – que já foi TMN e que desde o ano passado é UZO – está assim apostado em dar continuidade ao que tem sido feito nos últimos anos. Local escolhido para o efeito foi, como não poderia deixar de ser, o Casino da Figueira, principal patrocinador e «parceiro decisivo para que o Ginásio consiga estar entre os melhores do basquetebol nacional». Antes da apresentação da equipa foi posto em relevo o passado do basquetebol no clube, com 77 anos de actividade sem interrupção (na Liga Profissional desde 1995/1996).

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Campeonato Distrital Sub/16



Vamos melhorar ...
Início de campeonato menos conseguido pela nossa equipa, talvez pelo pouco tempo de trabalho realizado até ao momento (14 treinos), também por ser contra a Portugal Telecom a equipa mostrou-se algo nervosa. No 1º. período a PTelecom com uma defesa agressiva conseguiu criar-nos alguns problemas, acabando o período a perder por (11-16). No 2º. período corrigimos alguns aspectos defensivos alternado para pressão 1x2x2 campo inteiro, conseguindo alguma calma no ataque e com decisões mais acertadas aproximamos o resultado para três pontos de diferença a favor da PTelecom, acabando por ganhar este período por (14-12). Com a pequena recuperação realizada no 2º. período e com a continuação do trabalho realizado no 2º. período tudo levava a crer que iríamos continuar a reagir e passar para a frente do marcador, mas foi precisamente o contrario, o poder físico da Ptelecom o aumento da carga nervosa vei ao decima a falta de concentração, descernimento, falta de confiança, a diminuição da agresividade defensiva e as más decisões no ataque levaram a que o marcador se dilata-se nos ultimos minutos de jogo. Mas atenção estamos ainda só no principio, e não nos podemos esquecer que apenas realizamos 14 jogos, 3 jogos de preparação e que para sorte nossa ou azar nos coube defrontar nas duas primeira jornadas as duas equipas mais fortes do torneio.
Vamos continuar...

Parciais: 11-16;14-12;09-15;10-22
Intervalo: 25-28
Final: Ginásio 44 - Portugal Telecom 65
Ficha de Jogo: Ricardo Granada, Ricardo Madeira (5), Pedro Nunes, Gonçalo Madeira (7), Daniel Pires, Diogo Boeiro, Ricardo Rosa (3), Gonçalo Argel, Ruben Carvalho (5), André Rodrigues, Nuno Pereira (15), João Gonçalo (9)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Camby Brito reforça o Lusitânia


Lusitânia conta com 6 caras novas
O treinador do Lusitânia, Manuel Povea, partiu ontem de Lisboa rumo aos Açores acompanhado por 6 reforços. São eles Francisco Rodrigues, Camby Brito, António Pires, Carlos Seixas, Miguel Salvador e Gerson Monteiro. O clube insular está nesta fase a ultimar a constituição da equipa, no sentido de poder apresentar-se na 1.ª jornada do campeonato da Liga, que se disputa a 20 e 21 do corrente mês. Recorde-se que os açorianos falharam a presença na fase final do Torneio dos Campeões.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

CNT Paredes em Coimbra

O Centro Nacional de Treino Paredes Rota dos Móveis, na qual está intregado o atleta, Nuno Pereira (Ginásio), vai estar em Coimbra na quarta e quinta-feira. Os comandados de Rui Alves, António Mirra e José Manuel Tavares vão realizar um conjunto de testes físicos e clínicos na Universidade de Coimbra, estando agendado um treino no Pavilhão 3 do Estádio Universitário (na tarde de quarta-feira) e um jogo frente a um misto de Sub-16 e Sub-18 da PT, às ordens de Rui Dengucho (marcado para as 19H00 de quinta-feira, no Pavilhão da PT).

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

"Torneio Relâmpago" - Iniciados Galitos

O Ginásio conquistou o 2º lugar no "Torneio Relâmpago", realizado no passado domingo de manhã, defrontando as equipas do Galitos(clube organizador) e do Sangalhos D.C.. Realizando cada jogo em duas partes de 15 minutos corridos, defrontando o Galitos na final e os resulytados dos periodos foram os seguintes 1º período venceu o Ginásio por 10-16, para depois perder o 2º período por 15-05.Estas partidas revelaram-se equilibradas e com grande intensidade.

Parciais: 10-16 e 15-5 Resultado Final: 1-1

Ticha no Barreiro e nos Açores

Ticha Penicheiro está em Portugal e vai participar em diversas iniciativas de clubes portugueses. Para já está confirmada a presença no Torneio Cidade do Barreiro, este fim-de-semana, ao longo do qual a Escola de Santo André vai apresentar as equipas para a nova época desportiva e homenagear a equipa que venceu o campeonato da Liga Feminina na época passada; e também em São Miguel, nos Açores, para uma acção promovida pelo Clube Desportivo Operário, aberta a todos os clubes interessados, que vai decorrer no próximo dia 9, entre as 18 e as 21H00, no Pavilhão da Escola Secundária de Lagoa.Certamente que a basquetebolista figueirense estará igualmente disponível para levar a magia do basquetebol junto dos jovens do nosso distrito, em acções similares que visem a promoção da modalidade e o aumento do número de praticantes…
"Basquetebol Conimbricense"

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Barroso volta a Espanha


Dando seguimento á sua formação como treinador, iniciada no inicio do mês de Setembro com a sua presença em varios clubes da zona de Vigo, Barroso parte agora para Vitória, Bilbau e Valladolid para trocar novas experiências com alguns clubes destas cidades para no futuro estar mais preparado para poder abraçar outros projectos mais ambiciosos. Este trabalho tem especial incidência quer a nivel do treino durante o dia a dia da época, organização de campus de férias, promoção e marketing na preparação de jogos e outros eventos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cadetes Presenças


Cadetes 2007/08


Jogo de treino contra o Sangalhos

No sábado delocamo-nos a Sangalhos para participar no jogo de apresentação da equipa de cadetes do Sangalhos DC., uma equipa que vai participar no campeonato distrital do referido escalão e que pelo que assistimos poderá fazer algo de interessante. apesar da nossa equipa não se ter apresentado completa como era da nossa intenção devido a diversas razões, acabámos por fazer um jogo muito aceitável dentro daquilo que foi pedido aos atletas e tendo em vista que temos a nossa preparação ainda muito atrasada em relação á maioria das equipas que já levam um mês de trabalho e nós apenas ainda só realizamos oito treinos. O jogo em si acabou por não ser tão conseguido como os do torneio da Gafanha quer derivado ás ausencias de alguns atletas quer por alguns aspectos técnicos pedidos aos atletas por parte do treinador mas tudo isto se poderá considerar aceitavel se nos reportarmos a fase da época em que nos encontramos. Aliás, é também por todos estes e mais alguns que os jogos de treino existem: para ganhar ritmo e condição fisica, para que durante a época as quebras físicase o nivel de exibições possam ser bem melhores, independentemente de outras factores que possam prejudicar as nossas exibições.Apesar de não ter grande interesse nesta altura, o resultado final foi favorável ao Sangalhos por onze pontos de diferença, 58-47.

Equipa:
Sergio Gonçalves, Ricardo Madeira (7), Pedro Nunes (2), Gonçalo Madeira (8), Daniel Pires, Bernardo Godinho, Ricardo Rosa (12), Gonçalo Argel (1), Ruben Carvalho (9), André Rodrigues, Nuno Pereira (7).
Treinador: Carlos Barroso
Marcha do marcador: (11-10), (13-17), (11-10), (23-10)
Intervalo: 24-27
Final: 58-47

Cadetes Presenças - Setembro 2007


Equipa da Figueira da Foz vence (76-67) Estreante na Liga


"Mini" Ginásio impõe-se ao Vagos

O jogo que abriu a jornada de ontem, no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, não deixou saudades. Frente a frente Ginásio e Vagos, para decidir terceiro e quarto classificados o apuramento do Torneio dos Campeões. Levou a melhor o conjunto da Figueira da Foz, que bateu a formação estreante na Liga, por 76-67.No entanto, o espectáculo proporcionado pelas equipas foi fraco, próprio de um início de época, conforme atesta o número de perdas de bola registado no final da partida: 40 (21 do Ginásio e 19 do Vagos).Sérgio Salvador surgiu, no Restelo, com apenas nove jogadores, o que desde logo apelou ao sacrifício dos atletas, tanto mais que o técnico brasileiro ao serviço do Ginásio impôs uma defesa zona pressing, opção que exige muito esforço físico. O Vagos, apoiado na experiência dos seus jogadores portugueses (Nuno Perdigão, Pedro Nuno, Anastácio Sami) e nos norte-americanos Carlo White, Rico Hill, Aaron Spears e Tyrone Levett (recém-dispensado do FC Porto), manteve sempre o jogo em aberto, com o marcador a registar diversas igualdades (23-23, 32-32, 34-34, 39-39). Contudo, a meio do terceiro período, a defesa agressiva imposta pelos jogadores da Figueira da Foz acabou por dar resultados e o Ginásio logrou alcançar uma vantagem de 10 pontos (51-41), que soube gerir no derradeiro período.
Ontem, na Figueira da Foz, o Barreirense afastou o Ginásio, vencendo, por 84-69, com segunda parte demolidora, fruto de superioridade em todos os capítulos. O Ginásio até começou bem, obtendo ligeira vantagem. No entanto, o Barreirense, com um banco mais “largo”, não deu hipótese na segunda parte.Destaque para Gustavo Ferreira nos locais (29 pontos e seis ressaltos) e para o jovem internacional de Sub-20, do Barreirense, Miguel Graça (22 pontos).